Os vereadores Capitão Crivelari (PP) e Divina Bertalia (PDT) participaram na sexta-feira (20), em solenidade realizada no Teatro de Arena Elis Regina, da formatura da 62ª turma de atiradores do Tiro de Guerra 02-045 de Americana. A turma de 2009 contou com 58 atiradores, que concluíram um total de quatrocentas horas de instrução.
Foram premiados os atiradores que se destacaram durante o ano em diversas categorias, como tiro ao alvo, honra ao mérito e atirador destaque do ano, honraria concedida durante sessão solene na Câmara Municipal de Americana. Foi apresentado também um vídeo com todas as atividades realizadas, como exercícios, treinamentos e campanhas de arrecadação de alimentos, roupas e remédios. Os jovens realizaram um desfile e prestaram o compromisso à bandeira. Além disso, diversas personalidades foram agraciadas com o título de “Amigo do Tiro de Guerra”. O vereador Capitão Crivelari (PP) recebeu uma placa de agradecimento pela colaboração com o TG 02-045.
O Primeiro Sargento Edson Clayton Faleiros, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra em Americana, agradeceu à Câmara Municipal e ao vereador Crivelari pelo auxílio prestado. “Expresso o meu reconhecimento pela cooperação sempre pronta e efetiva da Câmara Municipal e dos vereadores, agradecendo especialmente ao Capitão Crivelari, que durante os três anos em que estive na função de chefe de instrução participou intensamente das solenidades, acampamentos e outras atividades do Tiro de Guerra”, discursou.
O vereador Capitão Crivelari ofereceu uma placa em homenagem ao Sargento Faleiros pelos trabalhos realizados. “Hoje é um momento de muita alegria e festa, pois estamos comemorando a formatura destes atiradores, mas também triste porque esta solenidade marca a despedida do Sargento Faleiros que, após três anos, parte para outra missão. Deixo o reconhecimento da Câmara Municipal pelo trabalho desempenhado pelo sargento Faleiros e pelo Exército brasileiro por Americana”, destacou.
Crivelari ressaltou também as atividades desenvolvidas pelo Tiro de Guerra durante o ano. “Tive a oportunidade de acompanhar todas as atividades dessa turma do Tiro de Guerra, desde a apresentação. Como representante do Legislativo, tenho a certeza q estou falando em nome da Câmara Municipal quando exalto o quão importante é para esta cidade o Tiro de Guerra de Americana”, concluiu.
Para a vereadora Divina Bertalia, é importante resgatar o civismo e a cidadania que se perderam ao longo das novas gerações. “Esses eventos ressaltam a importância da boa formação dos jovens, principalmente com relação à disciplina e ao civismo. Sempre me interessei por esses atos, e gosto muito de desfiles e demonstrações de amor à pátria. Reforço ainda o sentimento pela saída do Sargento Faleiros, uma pessoa de grande amor aos outros, que fez um trabalho fantástico. Desejo a ele felicidade no novo desafio profissional que vai assumir. Certamente irá nos fazer muita falta”, disse.
Participaram da solenidade o Major Alexandre de Oliveira Moço, adjunto da seção de Tiros de Guerra da 2ª Região Militar do Estado de São Paulo, o 1º Sargento do Tiro de Guerra 02-045, Sérgio Luiz Fernandes, o Chefe de Instrução do Tiro de Guerra de Piracicaba, Primeiro Sargento Vanderlei Soares, e o Chefe de Instrução do Tiro de Guerra de Capivari, Primeiro Sargento Marco Aurélio Cabral Soares, além de amigos e familiares dos atiradores.
Diploma “Atirador Destaque do Ano”
No dia 13 de novembro, a Câmara Municipal de Americana realizou a entrega do primeiro Diploma de “Atirador Destaque do Ano” ao atirador Samuel Kenji Miyazaki, matriculado no Tiro de Guerra 02-045. Anualmente, o “Atirador Destaque do Ano” será escolhido pelo Chefe da Instrução do Tiro de Guerra 02-045, que encaminhará o nome do homenageado à Presidência da Câmara Municipal de Americana, para que seja organizada a homenagem ao atirador que tenha se destacado durante o ano. A homenagem foi motivada por um projeto de decreto legislativo de autoria do vereador Capitão Crivelari (PP)
Tiro de Guerra
Segundo informações do Exército Brasileiro, o objetivo dos Tiros de Guerra é formar reservistas de segunda categoria aptos ao desempenho de tarefas no contexto da Defesa Territorial e Defesa Civil.
A formação do atirador é realizada no período de quarenta semanas, com uma carga-horária semanal de doze horas, totalizando 480 horas de instrução. Há um acréscimo de 36 horas destinadas às instruções específicas do Curso de Formação de Cabos – um terço desse tempo é direcionado para matérias relacionadas com ações de saúde, ação comunitária, defesa civil e meio ambiente.
Assessoria de Comunicação