Gualter Amado pede informações sobre desistências em consultas no Hospital Municipal


Visualize fotos

 

O vereador Gualter Amado (Republicanos) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um requerimento pedindo informações sobre evasão e desistência de pacientes do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”.

 

Na propositura, o parlamentar relata ter recebido várias reclamações de usuários que procuram o atendimento do pronto-socorro e acabam desistindo devido à grande demora no atendimento. “Na maioria dos relatos, a desistência ocorre devido à demora do resultado de exames clínicos para o retorno médico”, afirma.

 

Gualter ressalta que, de acordo com dados do Ministério da Saúde, a evasão hospitalar tem que ser comunicada aos profissionais do setor. O mesmo acontece quando o paciente que chega a uma unidade de saúde preenche a ficha de atendimento e se retira do local antes mesmo de ser atendido. “A desistência do paciente deve estar explicitada no prontuário do paciente, para fins de análise de dados e fiscalização”, lembra.

 

O vereador pergunta no requerimento a quantidade mensal de prontuários com registro de evasão/desistência de usuários que acessaram o hospital municipal através do pronto socorro e qual o procedimento adotado nos casos de evasão/desistência do paciente.

 

Pergunta ainda quais as medidas adotadas para que não ocorra essa prática, se os exames do laboratório municipal de análises clínicas estão sendo enviados para outros laboratórios e se isso tem causado a demora.

 

O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante a sessão ordinária de terça-feira (20). Se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.