Falta de abrigos nos pontos de ônibus, lotação, muita espera para ter acesso a determinadas linhas, crianças abaixo de cinco anos com dificuldades para ter gratuidade, necessidade do Bilhete Único e dificuldades no transporte de pessoas cadeirantes. Estas foram algumas das reclamações e reivindicações feitas por usuários do transporte coletivo urbano aos vereadores que fizeram, nesta segunda-feira (23), o trajeto de ida e volta, de ônibus, entre o Terminal Urbano e o Mini Terminal do Jardim da Paz.
Participaram do trajeto os vereadores Capitão Crivelari (PP), Valdecir Duzzi (PSDB) e Reinaldo Chiconi (PMDB), respectivamente, presidente e membros da Comissão Especial de Acompanhamento (CEA) da qualidade do serviço público de transporte coletivo urbano no Município de Americana e do cumprimento da Lei nº 4.384/2006.
“Essa primeira experiência foi muito proveitosa. Fizemos uma coleta de dados. Agora, será feita uma filtragem das reclamações recebidas, que serão analisadas por todos os membros da comissão”, explicou Crivelari. “Pudemos verificar muito além das reclamações que chegam aos nossos gabinetes. Observamos um ônibus com acessibilidade e outro sem, uma linha com lotação e outra fora do horário de pico, mas a principal reclamação que recebemos foi a falta de abrigo nos pontos de ônibus”, destaca o presidente.
“O transporte coletivo não é dos piores, porém, podemos melhorar a qualidade”, afirmou Duzzi. O vereador ressaltou ainda a necessidade de elevadores para cadeirantes em todos os ônibus e de abrigos nos pontos de ônibus do tipo tubo, como existe na cidade de Curitiba. Além disso, Duzzi reforçou a urgência da implantação do Bilhete Único no município.
Para Chiconi, a primeira visita já possibilitou aos vereadores obter uma noção das necessidades dos usuários. “Recebemos algumas sugestões e reclamações, e certamente nas próximas visitas ouviremos outras, que serão relacionadas no relatório final da comissão para que sejam tomadas as providências necessárias”, informou o vereador.
Chiconi, que é cadeirante, pôde avaliar como é o transporte em um ônibus adaptado e não adaptado. “A falta de adaptação ao cadeirante deixa muito difícil o acesso ao ônibus. No entanto, mesmo no veículo adaptado encontramos dificuldades para esses usuários”, relatou.
O presidente da comissão informou que os vereadores realizarão outros trajetos de ônibus, em horários alternados, em linhas de diversos bairros do município, especialmente aqueles mais afastados do centro da cidade.
A primeira reunião da comissão acontece nesta terça-feira (24), às 10 horas, na Câmara Municipal de Americana, quando serão analisadas as informações obtidas no trajeto realizado hoje e definidas as próximas ações da comissão.
Assessoria de Comunicação