Os vereadores Fernando da Farmácia (PTB) e Nathália Camargo (Avante) protocolaram um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana pedindo informações à prefeitura sobre o funcionamento do Banco de Alimentos de Americana.
No documento, os parlamentares explicam que o local foi entregue oficialmente em dezembro de 2020, após reforma estrutural e aquisição de equipamentos custeadas com recursos de verba parlamentar, mas ainda não está em funcionamento. Em resposta a requerimento da vereadora Nathália Camargo elaborado em junho de 2021, a secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos informou que o espaço havia recebido ajustes e que a expectativa era de colocá-lo em funcionamento o mais breve possível, o que não aconteceu.
Segundo Fernando, o objetivo do requerimento é levantar informações suficientes para contribuir com a abertura definitiva do local. “Muitas famílias carentes poderiam estar recebendo os alimentos do Banco de Alimentos e, por isso, acreditamos ser importante sabermos como andam as tratativas para a abertura. Foi um grande avanço a reforma do prédio para abrigar este programa e a aquisição dos equipamentos, mas de nada adianta se ele se está fechado e não cumpre o propósito pelo qual foi investido recurso público”, comentou.
“Infelizmente, o Banco de Alimentos de Americana não está em funcionamento. Por isso, estamos questionando o Executivo sobre a possibilidade do retorno deste importante trabalho desenvolvido para as pessoas mais carentes”, destaca a vereadora.
Os parlamentares perguntam no requerimento quais ajustes foram realizados na estrutura física do prédio após a inauguração do banco; quanto foi destinado para a compra de equipamentos e se há algum sendo utilizado em outro setor; se o banco de alimentos chegou a funcionar após a inauguração e se houve recebimento de doação de alimentos; quantos servidores são necessários para o funcionamento do banco; e quais os critérios para que as famílias recebam os alimentos.
O requerimento foi aprovado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária de terça-feira, e foi encaminhado à prefeitura para resposta.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação