O vereador Juninho Dias (MDB) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana pedindo estudos sobre a possibilidade de implantação de detectores de metal na entrada das escolas municipais e solicitando informações sobre o acompanhamento psicológico dos estudantes.
De acordo com o parlamentar, a propositura leva em consideração os casos de violência ocorridos em escolas brasileiras nos últimos anos e, principalmente, o último ataque ocorrido na cidade de São Paulo, situações nas quais há risco de ferimentos e mortes em massa.
“Acredito que é um dever do poder público garantir, além das políticas públicas educacionais, medidas e ações que visem à segurança no acesso à unidade escolar – tanto da família, que confia o seu filho à escola, quanto das crianças, em frequentarem um ambiente onde não se sintam ameaçadas ou em perigo”, destaca.
No documento, Juninho pergunta se houve levantamento ou planejamento da secretaria de Educação quanto a possibilidade de instalação de detectores de metais; quais ferramentas e instrumentos são usados e aplicados atualmente em unidades de ensino para evitar ataques e oferecer segurança aos alunos e funcionários; como o poder público enfrenta o bullying, preconceito e a discriminação nas escolas; e se existe direcionamento escolar das crianças identificadas em necessidade de acompanhamento psicológico.
Os requerimentos serão discutidos e votados pelos vereadores em Plenário, durante próxima sessão ordinária (4), e encaminhados à prefeitura para resposta.