Em 2009 a Câmara Municipal de Americana recebeu, até o início de novembro, mais de 14 mil visitas cadastradas no sistema da recepção. Os dados são da Coordenadoria de Assessoria e apontam para uma média de 1.406 pessoas por mês que passam pelos gabinetes e demais setores da Casa.
Na realidade, os números são ainda maiores, pois nas sessões solenes, sessões ordinárias e extraordinárias, e nas sessões simuladas dos projetos educacionais não há necessidade de credenciamento, já que a entrada é feita pelo 1º piso. Somando essas ocasiões, o público chegaria à quase dois mil pessoas por mês.
As ações de transparência e abertura que o legislativo vem adotando são fatores significantes para esse avanço. “A publicidade que a Câmara Municipal realiza, sempre tem o objetivo de conclamar a população para nosso prédio e para as sessões, ou mesmo acessar o site. No nosso portal, por sinal, há um mapa de como chegar até o Divino Salvador. As próprias tribunas podem ser requisitadas através da Internet. Estamos fazendo tudo para facilitar a vinda do americanense nessa, que é a sua casa”, ressalta o presidente Cauê Macris (PSDB).
Até o dia 19 de novembro (data de fechamento dessa matéria), 923 pessoas passaram pela recepção da Câmara.
Catracas
Para oferecer maior segurança aos vereadores, funcionários e visitantes, a câmara contará em breve com catracas eletrônicas. Os equipamentos serão instalados nas entradas de acesso aos gabinetes dos vereadores e ao Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”. Isso também trará controle maior sobre o número de visitas.
“A instalação das catracas eletrônicas vem a somar com a identificação que já é realizada na recepção”, explica José Alves Amorim, Coordenador de Assessoria Legislativa. Todos que visitam as dependências da câmara recebem identificação e fazem um cadastro. Em 2009 será a primeira vez que o sistema de cadastramento de visitantes apontará dados concretos, já que foi implantado em 2008.
“Em nenhum momento as catracas irão impedir ou dificultar a entrada de pessoas. A Casa continuará de portas abertas para receber a população”, afirma Juliana Nandim de Camargo, secretária-geral da Câmara de Vereadores de Americana.
O prédio já dispõe de 32 câmeras de segurança e vídeo monitoramento que foram adquiridas com dinheiro oferecido pela CEF (Caixa Econômica Federal) como contrapartida para prestar serviços bancários.
Mais avanços
Para beneficiar ainda mais com as pessoas que vêm à Câmara, foi implantado um painel eletrônico de votação, o que facilitará o entendimento das votações nas sessões. Sem contar as reformas no plenário com a colocação de carpete e novo sistema de som.
Um caixa eletrônico será implantado no 2º piso e atenderá aos funcionários, visitantes e população do bairro Girassol. Além disso, o estacionamento, para mais de 100 veículos, foi remodelado e adequado para deficientes físicos.
A TV Câmara ganhará um estúdio e alguns equipamentos que permitirão melhoria em sua transmissão. Àqueles que não podem ir até a Câmara, sintonizam as sessões e programas produzidos pela própria Assessoria de Comunicação.
São ações que farão nosso número de visitantes saltar ainda mais, já nestes dois próximos meses”, finalizou Cauê.
Assessoria de Comunicação