O vereador Leco Soares (Podemos) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa de Capacitação e Amparo Psicológico para mães ou tutores legais de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Na justificativa, o parlamentar explica que o objetivo é criar mecanismos para cuidar das famílias de pessoas com TEA, oferecendo orientação e conhecimento técnico para cuidarem de seus filhos, além de proporcionar tratamento e acompanhamento aos familiares, que relatam níveis aumentados de estresse, depressão e ansiedade.
De acordo com a proposta, o município fica autorizado a firmar convênios com instituições cadastradas, faculdades capazes de dar o atendimento previsto em lei. O programa poderá contar com a presença de psiquiatra, psicólogo e terapeuta ocupacional, dentre outros agentes necessários a todo processo de atendimento das mães ou tutores legais.
“O acúmulo de funções e o pouco tempo para si mesmas aumentam a tensão e podem fazer com que essas mães entrem em colapso. Por isso, é muito importante que os tutores de autistas recebam um apoio psicológico durante todas as fases da criança ou do adolescente com o Transtorno Espectro Autista”, defende Leco.
O projeto de lei será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante sessão ordinária.