Dr. Daniel pede informações sobre disponibilidade de neuropediatras na rede de saúde de Americana


Visualize fotos

O vereador Dr. Daniel (PDT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana fazendo novo de informações sobre a disponibilidade de médico neuropediatra na rede pública de saúde. O parlamentar havia questionado o assunto através do requerimento nº 275/2022.

 

No documento, Dr. Daniel destaca que a neurologia infantil é responsável por atender pacientes com diversas patologias, tais como epilepsia e crise convulsiva, autismo, hiperatividade e déficit de atenção (TDAH). Contudo, há mais de dois anos as crianças que necessitam de uma consulta permanecem na fila de encaminhamento do CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), sem previsão de atendimento.

 

“Recebemos várias reclamações de pais sobre a dificuldade em conseguirem consulta com neuropediatra na rede pública de saúde e, desde aquele momento, continuam as reclamações. A administração municipal informou que havia cem pacientes à espera de consulta, mas não havia profissionais disponíveis devido mão de obra escassa”, explica o vereador.

 

No requerimento, Dr. Daniel pergunta qual é a atual situação em relação à contratação de um neuropediatra para atuar na rede de saúde; por quais não são contratados neuropediatras; qual a previsão para contratação, efetivação e início das atividades de novos profissionais; e qual a atual demanda de pedidos de agendamento de consulta no setor de regulação.

 

Ainda no documento, o autor pede informações sobre as medidas que estão sendo tomadas para sanar o déficit de neuropediatras. O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária da próxima terça-feira (16). Se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.