O vereador Dr. Daniel (PDT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações sobre agendamento e realização de exames de ressonância magnética.
No documento, o parlamentar aponta que foi procurado por usuários da rede pública de saúde que relataram demora para agendamento de exames. Dr. Daniel lembra que a ressonância é fundamental para diagnosticar esclerose múltipla, tumores no cérebro e na glândula pituitária, infecções no cérebro e nas articulações e infecções na medula espinhal, entre outros problemas.
“Considerando a importância desse exame para o diagnóstico preciso e tratamento de diversas condições de saúde, é imprescindível garantir que os cidadãos tenham acesso adequado e em tempo hábil a esse procedimento”, explica.
No requerimento, o autor pergunta quantos exames de ressonância magnética foram agendados pelo SUS desde o começo de 2023; qual é o tempo médio de espera entre a solicitação do exame e o seu agendamento; se existe fila de espera para a realização de exames; e quais são as medidas adotadas pela prefeitura de Americana para reduzir a demora.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária da próxima terça-feira (23). Se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação