O vereador Dr. Daniel (PDT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações sobre a demora no atendimento psiquiátrico na rede municipal de saúde.
No documento, o parlamentar aponta que foi procurado por usuários da rede que relataram demora no atendimento. “Os reflexos da pandemia ainda vêm contribuindo para o adoecimento psíquico das pessoas. O tratamento precoce das doenças mentais é fundamental para o alívio imediato dos sintomas, para a maior chance de remissão e para o melhor prognóstico”, explica.
No requerimento, o autor pergunta quantos profissionais especializados em psiquiatria estão atualmente contratados pela rede municipal de saúde; qual é a capacidade atual de atendimento psiquiátrico mensal na rede municipal de saúde; e como está sendo realizada a gestão dos atendimentos e se tem previsão para a redução da fila de espera.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária da próxima terça-feira (23). Se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.