O vereador Dr. Wagner Rovina (PV) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana questionando a prefeitura sobre a informatização dos procedimentos relacionados à área da saúde em Americana.
No documento, o parlamentar destaca que a criação de um prontuário eletrônico facilitará e reduzirá o tempo de espera entre os agendamentos de consultas, cirurgias, exames e encaminhamentos regionais, já que serão realizados via sistema, muitas vezes com o paciente ainda em consulta, sem a necessidade de esperar o envio físico à secretaria de Saúde de Americana.
“Os dados eletrônicos deixam os pacientes mais seguros, pois sabem que não existe risco de perder dados por degradação física ao longo do tempo, além de permitir que se faça o arquivo dos registros e ter a certeza de que os dados e pedidos foram devidamente encaminhados”, explica Rovina.
O parlamentar ressalta ainda que, com a digitalização, as informações serão mais bem esclarecidas, não sendo necessário que o paciente vá até a secretaria para saber se o seu encaminhamento já foi inserido em sistema.
Dr. Rovina pergunta no requerimento como está o projeto de informatização dos procedimentos relacionados a saúde e quantas unidades de saúde estão com o prontuário eletrônico em vigor. O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário, durante a sessão ordinária de terça-feira (23). Se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.