O vereador Dr. Daniel (PDT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações ao Poder Executivo sobre casos de pacientes diagnosticados com a Doença de Alzheimer no município.
No documento, o parlamentar explica que a doença não tem cura, sendo neurológica, degenerativa, lenta e progressiva, manifestando-se após os cinquenta anos de idade, de maneira geral. Os pacientes apresentam crescente dificuldade para memorizar, agir, locomover-se, decidir, comunicar-se e alimentar-se.
“É fundamental que o município tenha ações que ofereçam mais qualidade de vida aos pacientes, agindo preventivamente contra a doença, com tratamentos disponíveis que ajudem a retardar a evolução dos sintomas”, aponta.
No requerimento, o autor pergunta qual é o número de casos de pacientes diagnosticados com a Doença de Alzheimer; quais são as ações e os programas desenvolvidos pela prefeitura para prover auxílio aos pacientes e seus familiares; e se há um plano para prevenção e conscientização.
Ainda no documento, Dr. Daniel pede esclarecimentos sobre as parcerias estabelecidas com instituições, organizações da sociedade civil ou entidades especializadas. O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de terça-feira (20). Se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação