O vereador Gualter Amado (Republicanos) recebeu um ofício da prefeitura de Americana em resposta a um requerimento em que questionou ao DAE (Departamento de Água e Esgoto) sobre uma possível concessão do sistema de tratamento de esgoto do município.
No requerimento, o parlamentar questionou quais investimentos, com seus respectivos valores, foram realizados na ETE Carioba pela atual gestão. Em resposta, o DAE informou que foram realizadas apenas manutenções operacionais.
No ofício, o DAE disponibilizou ainda o estudo prévio da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), empresa contratada para consultoria e soluções, que aponta um valor de outorga de R$ 150.000.000,00, que será cobrado da empresa vencedora da licitação. O estudo aponta ainda um aumento estimado em 61,29% na tarifa de esgoto nos próximos cinco anos.
“Uma possível concessão/terceirização da coleta e tratamento do esgoto a uma empresa privada irá reduzir pela metade a receita própria do DAE, sem reduzir a despesa com folha de pagamento, uma vez que os servidores terão que ser mantidos na autarquia, o que poderá acarretar mais um aumento significativo tarifário, que é a base de cálculo da conta. Quem paga é o morador de Americana, por isso estamos fiscalizando desde os estudos prévios que vem sendo realizados”, comentou Gualter.
* Com informações e foto da assessoria do vereador
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação