Soluções para o setor têxtil e resultados do IDEATHON são debatidos em reunião do Fórum de Inovação, Ciência e Tecnologia


Visualize fotos

 

A Câmara Municipal de Americana realizou nesta quarta-feira (21), no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, a oitava reunião do Fórum Permanente de Inovação, Ciência e Tecnologia, instituído pelo Decreto Legislativo nº 962/2021, de autoria do vereador Silvio Dourado (PL). O encontro teve como tema os resultados do IDEATHON: Desafios do Setor Têxtil, evento realizado no início do mês na ETEC Polivalente de Americana que contou com cerca de duzentos e cinquenta estudantes com o objetivo de pensar soluções para temas do setor têxtil.  

 

Participaram o vereador Silvio Dourado (PL); as pesquisadoras Ana Beatriz Pedroso, Gisele Felipe e  Veloso, do curso de Têxtil e Moda da FATEC Americana; o representante do LeagGroup, Luiz Henrique Dias; representantes da secretaria de Assistência Social da prefeitura de Americana, do IFSP, do Sinditec (Sindicato das Indústrias de Tecelagem, Fiação, Linhas, Tinturaria, Estamparia e Beneficiamento de Fios e Tecidos), da MUV Rental, da FATEC (Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo), da Diretoria de Ensino da região de Americana, da UNISAL (Centro Universitário Salesiano), da Micro Data, da ETEC Polivalente (Escola Técnica Estadual), e do CIEE (Centro de Integração Escola-Empresa).

 

Durante o uso da palavra, o vereador Silvio Dourado enalteceu que a criatividade dos estudantes foi destaque no encontro. “Durante esta reunião pudemos acompanhar as apresentações dos estudantes da ETEC e FATEC, cujos trabalhos apresentam soluções criativas e inovadores contemplando ideias para a promoção da sustentabilidade na cadeia têxtil e para a retenção de mão de obra qualificada no setor privado”, comentou.

 

Sustentabilidade e retenção de talentos

 

Durante a reunião, estudantes da ETEC apresentaram os resultados de seus trabalhos voltados a apontar soluções para questões existentes dentro do setor têxtil, principalmente nas áreas de impacto ambiental e de estratégias para carreiras profissionais. “O Brasil tem a maior cadeia têxtil do ocidente, com 24 mil empresas e 1,2 milhão de empregos. Em 2022, o setor faturou 193 bilhões de reais num processo industrial que, geralmente, utiliza matérias sintéticas devido a resistência, mas graças às pesquisas atualmente é possível produzir tecido a partir de outras fontes, como os resíduos da laranja, que são descartados pela indústria alimentícia”, explicou o estudante Davi Furtado de Araújo.

 

Também foram apresentados trabalhos sobre a utilização do cânhamo, pelo de cachorro e de resíduos de flores para desenvolvimento de produtos têxteis. “Houve aumento de 22% nos serviços de tosa em pet shops em 2020, esse procedimento resulta em um descarte específico de material que agora pode ser aplicado na criação de cobertores térmicos e distribuídos para pessoas em situação de rua”, disse a pesquisadora Ana Beatriz, da FATEC de Americana.

 

Luiz Henrique Dias, representante do LeagGroup, expôs dados sobre incentivo e retenção de talentos nas empresas como a aplicação da prática de Feedforward e oferta de salários e benefícios compatíveis ao mercado. Já estudantes da ETEC apresentaram pesquisas sobre redução da rotatividade de profissionais. “É preciso trabalhar na parte social da empresa, fazer a comunicação sobre a rotina das empresas têxteis com as pessoas que estão entrando no mercado de trabalho e oferecer espaços de conforto aos funcionários”, sugeriu, em trabalho premiado no IDEATHON, a estudante Beatriz Lourenço Rabello.

 

Ao final da reunião, Dourado abriu a palavra para que os representantes das diversas instituições pudessem sugerir o tema do próximo encontro. “Vamos discutir a questão de empreendedorismo na nona reunião do Fórum. A Câmara continuará a promover esse espaço de reflexão e troca de ideias para que possamos contribuir com o desenvolvimento econômico e social na nossa cidade”, finalizou o parlamentar.

 

O fórum

 

O Fórum Permanente sobre Inovação, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Americana tem como funções apresentar propostas para construção ou melhorias de legislação municipal específica no campo da inovação, ciência e tecnologia; pesquisar e organizar informações, dados, índices e estatísticas existentes sobre atividades que envolvam inovação; e apoiar o desenvolvimento de ecossistemas de inovação no município.

 

Para mais informações sobre o Fórum Permanente da Saúde, acesse a página especial no site da Câmara: https://www.camara-americana.sp.gov.br/Paginas/ForumInovacao

 




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação