A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana pedindo informações ao Poder Executivo sobre a organização e o funcionamento do serviço CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde) no município.
No documento, a parlamentar lembra que o serviço organiza a regulação de recursos disponíveis na saúde pública através dos âmbitos pré-hospitalar e ambulatorial por meio de sistema unificado, que funciona de maneira regionalizada.
“Cabe à Cross a operacionalização das atividades de regulação da oferta assistencial disponível às necessidades imediatas do cidadão, visando promover a equidade do acesso, garantindo a integridade da assistência ao paciente do SUS”, aponta Juliana.
No requerimento, a autora pergunta quantas vagas são disponibilizadas pelo Cross em Americana; qual a periodicidade da disponibilização; quantas vagas foram disponibilizadas nos últimos seis meses e quantas foram utilizadas; e quando foi realizada a última atualização da capacitação e suporte técnico aos usuários do Portal Cross pelos servidores municipais de saúde que operam o sistema.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de terça-feira (4), e encaminhado à prefeitura para resposta.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação