O vereador Dr. Wagner Rovina (PV) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações sobre fisioterapia domiciliar no município.
No documento, o parlamentar aponta que o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015) é destinado a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.
“Muitas pessoas portadoras de deficiências, permanentes ou transitórias, com dificuldade de mobilidade, permanecem enfrentando dificuldades de equiparação e de integração social já que necessitam de tratamento fisioterápico, mas não possuem condições físicas de se deslocar até o serviço de fisioterapia ficando, às vezes, sem o devido atendimento devido à dificuldade de locomoção, ou até mesmo com o atendimento precário pela demora de atendimento”, explica Rovina.
O vereador pergunta no requerimento quantos fisioterapeutas concursados existem atualmente no quadro de servidores e quantos estão credenciados para realizar os atendimentos domiciliar. Questiona ainda, quantos atendimentos realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) estão sendo disponibilizados pela secretaria e por clínicas particulares.