O vereador Dr. Daniel (PDT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações do Poder Executivo sobre a avaliação neuropsicológica como ferramenta de auxílio para a avaliação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
No documento, o parlamentar explica que a avaliação neuropsicológica é uma ferramenta essencial para auxiliar no diagnóstico e na identificação das necessidades das pessoas com Transtorno do Espectro Autista.
“Garantir a disponibilidade de recursos, capacitação adequada para os profissionais e uma abordagem personalizada no processo de avaliação são passos cruciais para melhorar a qualidade do atendimento e promover a inclusão e o bem-estar das pessoas com TEA no município de Americana”, aponta Dr. Daniel.
O autor pergunta quais são os profissionais de saúde habilitados a realizar a avaliação neuropsicológica em indivíduos com suspeita de TEA; como é feita a disponibilização desses recursos aos profissionais de saúde que realizam o exame neuropsicológico; se existe algum programa de capacitação ou atualização contínua para os profissionais; e qual é a estimativa de demanda por avaliação neuropsicológica para pacientes com suspeita de TEA em Americana.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário durante a sessão ordinária da terça-feira, dia 8, e será encaminhado à prefeitura para resposta.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação