O vereador Pastor Miguel Pires (Republicanos) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações da prefeitura sobre acompanhamento especializado para alunos com transtorno espectro autista (TEA) no município.
No documento, o parlamentar lembra que o transtorno distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimentos atípicos, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social e padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.
“Recebi em meus gabinetes pais solicitando apoio e fiscalização quanto ao acompanhamento especializado para os alunos dentro das escolas onde as demandas são específicas e intensas. Portanto, é imprescindível a presença de um acompanhante especializado, principalmente dentro das salas de aula”, disse apontou Miguel.
O autor pergunta se a prefeitura de Americana, através das secretarias – especialmente de Educação –, desenvolve ou oferece cursos para os professores e profissionais que lidam com esse público; se as unidades de ensino estão preparadas para a recepção e atendimento de crianças com TEA; quais alterações foram realizadas nos últimos anos e quais ainda serão colocadas em prática voltadas à acessibilidade e sensibilidade sensorial.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em plenário durante a sessão ordinária da terça-feira, dia 15, e será encaminhado à prefeitura para resposta.