Professora Juliana pede informações sobre ações de economia solidária em Americana


Visualize fotos

 

A vereadora professora Juliana (PT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações da prefeitura sobre ações de economia solidaria no município.

 

De acordo com a parlamentar, a base da economia solidária compreende os empreendimentos coletivos, como associações e cooperativas, com o objetivo de proporcionar a seus associados benefícios econômicos, ampliando assim a sua participação na produção social. O objetivo primordial é disponibilizar meios para que os cidadãos, com a utilização de sua própria força de trabalho e dos meios disponíveis, garantam a satisfação de suas necessidades básicas e de seus familiares.

 

“No Brasil existem mais de dois milhões de pessoas envolvidas em cerca de 40 mil empreendimentos de economia solidária, que vão desde bancos comunitários e cooperativas de crédito a produtores e comerciantes de alimentos e produtos artesanais e industrializados”, aponta Juliana.

 

A autora pergunta, no requerimento, se existe proposta para implantação de uma incubadora municipal de economia solidária e para ampliação de ações para pontos de cultura e economia solidária, visando fortalecer o consumo e a comercialização de produtos. Questiona, ainda, se há proposta para criação de um comitê do Programa Municipal de Cooperativismo Social.

 

No documento, Juliana ainda pergunta se existe um estudo de viabilidade para o funcionamento semanal da Feira da Economia Solidária em espaços públicos da cidade. O requerimento foi discutido e votado pelos vereadores em plenário durante a sessão ordinária e encaminhado à prefeitura para resposta.




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação