Leco Soares pede inserção do símbolo universal de acessibilidade da ONU em locais com atendimento preferencial


Visualize fotos

 

O vereador Lecos Soares (Podemos) protocolou uma indicação na secretaria da Câmara Municipal de Americana sugerindo à prefeitura a inserção do Símbolo Universal de Acessibilidade da Organização das Nações Unidas nas placas dos estabelecimentos públicos visando o cumprimento da lei municipal nº6.661/2022. O parlamentar pede atenção especial aos assentos preferenciais dos ônibus do sistema público de transporte coletivo.

 

No documento, Leco explica que a acessibilidade se tornou não somente uma questão para deficientes físicos, mas para uma gama de deficiências que, na maioria das vezes, não têm conexão com motricidade. O vereador lembra que as deficiências auditiva, visual e cognitiva são imperceptíveis fisicamente, mas estão inseridas no contexto do atendimento preferencial.

 

“Continuamos recebendo solicitações para que as placas e adesivos que identificam o atendimento preferencial ou as vagas reservadas para as pessoas com deficiências sejam atualizadas. O símbolo que caracteriza apenas o aspecto físico da deficiência não consegue mais representar um grupo tão heterogêneo”, aponta Leco.

 

A indicação será relacionada na pauta da sessão ordinária de terça-feira, dia 5, e encaminhada ao Poder Executivo para análise e atendimento.




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação