A Câmara Municipal de Americana realizou na quarta-feira (30) sessão solene para a entrega do prêmio Destaques Culturais do Ano aos artistas que se destacaram no exercício de suas atividades culturais no município.
Participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Thiago Brochi (sem partido), a vereadora Professora Juliana (PT), a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Renata Ferreira Borges, e o diretor de cultura da secretaria municipal de Cultura e Turismo, Valterci Martins de Moura (Hulkinho), além de convidados, amigos e familiares dos homenageados.
O prêmio foi entregue aos artistas que se destacaram no exercício de suas atividades em Americana no ano de 2022, divididos em oito categorias: artes plásticas; fotografia, cinema, vídeo e mídias eletrônicas; dança; cultura popular brasileira, afro-brasileira e artesanato; literatura; música; teatro; e patrimônio histórico. As indicações dos homenageados foram feitas pelas câmaras setoriais do Conselho Municipal de Cultura (Comcult) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Americana (Condepham). A solenidade contou ainda com uma apresentação do musicista, ator e cantor João Torezan.
Durante o uso da palavra, Brochi exaltou o trabalho realizado pelos artistas na cidade. “Essa é uma noite especial e esse projeto existe com o objetivo de reconhecer o trabalho de todos. Americana é rica em cultura e cenário de grandes talentos, e agora com a Lei Paulo Gustavo irá ajudar a avançar um pouco a mais esses trabalhos em nossa cidade”, comentou.
“Essa sessão solene vem valorizar a produção e o cenário cultural em nossa cidade. Precisamos discutir cultura como políticas públicas porque ela precisa ser muito mais que entretenimento, ela tem que ser instigar e ser provocadora e cumprir o seu papel político, que é fazer com que sua linguagem e expressão possam fazer com que as pessoas se sensibilizem para causas que nos afetam para além da nossa dimensão individual”, observou a Professora Juliana.
A presidente do Conselho Municipal de Cultura agradeceu a oportunidade e o apoio à cultura. “Estou há três anos dentro do Conselho Municipal de Cultura e há dois anos como presidente. Estamos com uma equipe muito bacana que tem feito um excelente trabalho com os artistas na cultura. A lei Paulo Gustavo veio em boa hora para dar apoio financeiro e visibilidade que estávamos precisando nesses pós-pandemia. Esse prêmio é uma oportunidade de reconhecer e fortalecer nossa diversidade cultural. Muito obrigada a todos pelo apoio”, disse Renata Borges.
“Como é bom receber um carinho, como é bom gostarem do que a gente faz e tudo isso é matéria prima para se criar. Agradeço a todos que direta e indiretamente estavam presentes trazendo sorrisos largos e alegria, trazendo a emoção dos palcos para a minha rotina”, disse o representando da secretaria de Cultura, Valterci Hulkinho.
O vencedor da categoria Teatro, Fafá Gianfratti, usou a palavra em nome de todos os homenageados. “Sempre acreditei na arte como algo coletivo. Mesmo quando o artista se apresenta sozinho, ele não aconteceria se não existisse toda uma coletividade nos bastidores. É muito bom ver jovens artistas e ver a arte se multiplicar, porque ser artista é fascinante, brincar de faz de contas faz com que cada artista se encante por esse poder de conscientização e sedução, pela capacidade de entregar, pela magia de ser quase tudo aquilo que se deseja”, discursou.
Os homenageados com o Prêmio Destaques Culturais do Ano:
ARTES PLÁSTICAS – THIAGO BURIOLI
Escultor figurativo com temática voltada para o fantástico, sua poética vem da integração da natureza com as sentimentos humanos. lniciou os estudos com desenho artístico em 2007 e participou de exposições coletivas em diversas cidades do estado de São Paulo. Em 2022, teve um ano de produções pessoais, incubação de ideias e projetos coletivos, no quais se destaca a participação na exposição "de 22 a 22" que discutia a semana de arte moderna e seu impacto na arte contemporânea.
ARTE POPULAR BRASILEIRA – MARACATU ESTAÇÃO QUILOMBO
Nascido da oficina de Maracatu do músico e professor Heber Pequeno em 2013, o grupo foi fundado em fevereiro de 2014 com o objetivo de divulgar na cidade e na região a cultura popular de raízes africanas através do ritmo, cânticos e danças do maracatu de baque virado, exclusivamente da Nação do Maracatu Porto Rico e nação Encanto do Pina. De participação ativa na cultura da comunidade, o Maracatu Estação Quilombo tem se destacado pela inclusão e por seu compromisso em educar, inspirar e conectar públicos diversos com a rica herança cultural do maracatu.
DANÇA – ANSELMO LIMA
Street Dancer Profissional, é CEO do Studio Authentic Arts. Diretor e fundador do Americana Dance Festival, encontro nacional de dança que tem como objetivo promover a imersão no mundo da dança. Conquistou vários prêmios em festivais nacionais e internacionais de dança e atuou em projetos culturais em diversas cidades. Atualmente desenvolve trabalhos como professor, dançarino e coreógrafo na região de Campinas, ministrando aulas e Workshops a nove anos em academias e projetos.
FOTOGRAFIA, CINEMA, VÍDEO E MÍDIAS ELETRÔNICAS – NEI DINASTIA (PROJETO NEUTRO)
Conheceu a cultura hip-hop na adolescência, atuando como rapper, professor de dança e atuando em diversos projetos sociais. Atualmente é fotógrafo, videomaker e produtor audiovisual, sendo criador do Projeto Neutro, que reúne artistas independentes da cidade para mostrarem seu talento. O Projeto viabiliza acesso a estúdio Profissional de Música e Produção de um Vídeo Clipe Profissional aos artistas, possibilitando a divulgação de seu trabalho.
LITERATURA – LUIZ SOLRAK LIMA
Nascido em Pernambuco, é formado em Letras. Atualmente é escritor e professor de Língua portuguesa e Literatura em Americana, cidade em que reside há mais de 10 anos. Autor do livro Terra Alheia, que reúne poemas forjados no amor nostálgico por sua terra, nas saudades vividas e ,muitas vezes, arraigados de críticas sociais.
MÚSICA – SANDRO LIVAHCK (PROJETO CANTA CURUMIM)
Músico, compositor, intérprete e multi-instrumentalista, o artista fundou em 2016 seu projeto de grupo musical infantil Canta Curumim, que tem como objetivo resgatar cantigas de roda e canções do cancioneiro popular e divulgar músicas autorais e brincadeiras musicais. O projeto acumula mais de 400 escolas atendidas com os espetáculos artísticos e musicais, tendo se apresentado a mais 100 mil espectadores, incentivando as crianças a brincar, se expressar e interagir de forma lúdica.
PATRIMÔNIO HISTÓRICO – MORGANA BELLAN
Como diretora da Bella Indústria Têxtil, tinturaria da família, fundou em 2014 a Associação dos Permissionários de Carioba, que atua na manutenção e organização das indústrias localizadas em Carioba. Através da Associação, ingressou no CONDEPHAM (Conselho de Desenvolvimento do Patrimônio Histórico de Americana) em 2019 e atuou na restauração do salão da empresa, mostrando que é possível produzir, empregar trabalhadores e respeitar o meio ambiente e a história.
TEATRO – FAFÁ GIANFRATTI
Começou sua carreira artística em 2009. Integrante fundador e atuante nos grupos Manada, Coletivo Tanto Faz e Cia Aurora de Teatro. Em 2022, apresentou-se com os espetáculos e ações: "Ato Único - A Caminhada dos Elefantes", "Memórias" (contemplado pela Lei Aldir Blanc) e "Cartas para Josephine". Desenvolve ainda trabalho como arte-educador, realizando projetos dentro de escolas e obras sociais, como a Casa de Dom Bosco.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação