Davi Ramos garante a renovação do Projeto Segundo Tempo para Americana em Brasília


O vereador Davi Ramos (PCdoB) se reuniu, com o Ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, em Brasília, na última sexta-feira (19/05), para tratar da renovação do Projeto Segundo Tempo para Americana. Um abaixo-assinado, solicitando a continuação do projeto no município, assinado por três mil pessoas - entre familiares e pessoas que acompanharam os núcleos existentes no município - foi entregue pelo parlamentar ao ministro. Cartas de familiares e crianças foram entregues junto ao documento apresentado, como um apelo para a continuidade do projeto social.
Outro abaixo-assinado, com assinaturas de representantes de 72 entidades de Americana, entre sindicatos, associações de moradores, associações não-governamentais, pastorais, bem como diretores de escolas, pastores, padres e vereadores. Foi também entregue ao ministro uma lista de freqüência, que comprova a participação de 2420 crianças, nos 25 núcleos, condensados em 13 locais.
O projeto, que durou onze meses e se encerrou no mês de abril, será renovado em um convênio, que agora deverá ser feito diretamente entre a Prefeitura Municipal e o Ministério do Esporte. A intenção do Ministério e do Executivo, representado no encontro pelo secretário municipal de Esportes, José Fioque, é de dobrar o número de crianças atendidas pelo projeto, de 2,5 mil para 5 mil.
“O número mínimo já está assegurado pelo acordo firmado e é uma grande vitória para Americana poder contar com a renovação deste projeto”, avaliou o vereador.
Segundo ele, este é considerado o maior projeto social na área de esporte e visa atender em especial as crianças e adolescentes que vivem em situação de risco social, “porque após o período que a criança sai da escola, ela vai praticar esporte, que representa lazer, saúde e ainda lições básicas de cidadania. Além disso, todas passam a ter acesso a um complemento alimentar”, explicou Ramos.
Além do Ministério dar todo material esportivo, como uniforme e objetos necessários para cada prática esportiva, a Prefeitura ainda irá assegurar, para cada núcleo, um profissional credenciado, que fiscalizará a prática das atividades. Cada núcleo deverá ter pelo menos três modalidades esportivas.
O Projeto Segundo Tempo existe em apenas 200 municípios do Brasil e é reconhecido pela Unesco (Organização das Nações Unidas) como um dos principais projetos pedagógicos, que está sendo levado para todo o continente africano. “Para se ter uma idéia o objetivo do projeto na África é de reduzir a miséria e a mortalidade infantil, em conseqüência da fome e das doenças daquele continente”, complementou o vereador.
O parlamentar relembra que desde o primeiro momento, na busca do projeto, sua intenção foi passar para as comunidade e para as crianças que o projeto não tem como objetivo principal a revelação de talentos, mas o compromisso de retirar as crianças das ruas. “Por isso, por quase um ano que o projeto passou por inúmeras dificuldades, recebendo críticas daqueles que não tem nenhuma condição de cuidar de nossas crianças e adolescentes, o projeto profissionalizou quatro adolescentes, como exemplo um, que é morador da Cidade Jardim e foi convidado para jogar pelo Guarani Futebol Clube e outro jovem do Parque da Liberdade, que está como goleiro do Inter de Limeira”, avaliou Ramos.
Na opinião de Ramos, nesta nova fase o desenvolvimento do “Segundo Tempo” será ainda mais proveitoso para a cidade. “Mesmo que seja mantido o número de crianças atendidas, um ponto importante foi mantido; os núcleos continuam nas regiões mais periféricas da cidade”, afirmou.




Publicado por: Assessoria de Comunicação