O vereador Thiago Martins (PV) protocolou dois requerimentos na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e da Suzano Papel e Celulose sobre a poluição atmosférica causada pela indústria na cidade.
Nos documentos, o parlamentar aponta que a empresa tem gerado impactos significativos na qualidade do ar e na saúde dos moradores de Americana, causando preocupação crescente na comunidade local. Martins defende a importância de obter informações sobre medidas de fiscalização e monitoramento realizadas pela Cetesb para garantir o cumprimento dos limites de poluição e a adequação do Plano de Monitoramento das Emissões Atmosféricas da indústria.
“Nosso gabinete tem recebido inúmeras queixas dos moradores afetados, que relatam o incômodo diário causado pela poluição do ar e os efeitos negativos na qualidade de vida. Diante dessa situação, é imperativo buscar informações sobre as medidas para garantir o cumprimento dos limites legais de poluição”, aponta Martins.
O autor pergunta no requerimento qual é o plano de monitoramento das emissões atmosféricas da empresa Suzano Papel e Celulose; se os limites de poluição estabelecidos pela legislação estão sendo cumpridos; e como a empresa se posiciona quanto a reclamação dos moradores devido ao mau cheiro causado. Pergunta, ainda, se a Cetesb emitiu notificações ou aplicou penalidades à Suzano em relação à poluição do ar.
Os requerimentos serão discutidos e votados pelos vereadores em plenário durante a sessão ordinária de terça-feira (19). Se aprovados, serão encaminhados para resposta.