O vereador Dr. Daniel (PDT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações da prefeitura sobre a quantidade de beneficiados pela tarifa social de água no município.
No documento, o parlamentar menciona que foi procurado por moradores que relataram dificuldade em se cadastrar na tarifa residencial social realizada pelo Departamento de água e Esgoto (DAE). O autor lembra que a tarifa ajuda a reduzir disparidades no acesso à água, garantindo que as famílias mais vulneráveis não sejam sobrecarregadas com custos desproporcionais.
“Essa é uma ferramenta essencial para garantir que todas as famílias, independentemente de sua situação econômica, tenham acesso a água de qualidade. A água é um recurso fundamental para a saúde e o bem-estar e a tarifa social ajuda a evitar que famílias de baixa renda fiquem sem esse recurso vital”, aponta Dr. Daniel.
No requerimento, o autor pede informações sobre os critérios de elegibilidade estabelecidos para que as famílias possam se beneficiar da tarifa social de água; o número de beneficiados nos últimos três anos; informações sobre como as famílias podem se inscrever para receber o benefício da tarifa social de água; e qual o período de vencimento. Pede ainda, o impacto da tarifa social de água na comunidade, destacando como o programa beneficia as famílias de baixa renda.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário na sessão ordinária de terça-feira, dia (26), e, se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.