A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando a realização de uma audiência pública para
debater os impactos à saúde, alimentação e meio ambiente da pulverização aérea de agrotóxicos no município.
No documento, a parlamentar explica que o objetivo da audiência é discutir ações que contribuam para ajudar na construção de um diagnóstico detalhado da questão. Segundo a autora, o Brasil apresenta dados alarmantes em relação ao uso de agrotóxicos e há muito tempo sofre com a falta de fiscalização e controle sobre as atividades agrícolas que fazem uso massivo desses produtos.
“A gente sabe que essa é uma questão muito abrangente e que nos prejudica, enquanto sociedade, de diversas formas. Existe um impacto na saúde das pessoas e precisamos pensar no próprio impacto disso no meio ambiente também. Quando passam os aviões pulverizando os agrotóxicos, o chão fica coberto de abelhas mortas. Sem elas, não há polinização e o prejuízo advindo desta situação pode ser irreparável para todos os ecossistemas do nosso planeta”, aponta Juliana.
No requerimento, a parlamentar propõe que a audiência pública seja realizada na Câmara Municipal de Americana no dia 19 de outubro, com a participação de representantes da prefeitura, da Secretaria da Agricultura do Estado de São Paulo, do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), de Instituição de Ensino Superior e da Ordem dos Advogados do Brasil, e da deputada estadual Ana Perugini (PT). O documento foi discutido e votado pelos vereadores em Plenário na sessão ordinária de terça-feira.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação