O projeto educacional “Câmara Jovem” da Câmara Municipal de Americana realizou nesta quinta-feira (25) mais uma sessão simulada no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo. Cerca de setenta alunos da 8ª série do Ensino Fundamental da Escola Estadual Anna Maria Lucia de Nardo Morais Barros, da região do Jardim Brasil, participaram das atividades.
Ainda na escola, os alunos receberem o apoio dos coordenadores, professores e assessores da Câmara para a realização de várias etapas do projeto, como pesquisas, elaboração das proposituras e discussões de caráter interdisciplinar, com atividades voltadas para o desenvolvimento do senso crítico e o debate em Plenário.
Durante a sessão simulada, as atividades foram orientadas pela assessoria do Legislativo e pelos representantes da escola, que acompanharam os debates. A mesa diretora foi composta por Ana Clara Dias Vieira (presidente), Leonardo Marques Ribeiro (primeiro secretário) e Rafaela Osti dos Santos (segunda secretária). Foram discutidos três projetos de lei, um requerimento e uma indicação.
O presidente da Câmara Municipal de Americana, vereador Thiago Brochi (sem partido), e os vereadores Leco Soares (Podemos) e Thiago Martins (PV) acompanharam a sessão simulada e utilizaram a palavra para parabenizar os estudantes pela participação no projeto.
“Fico muito contente em poder trazer de volta o Câmara Jovem e poder mostrar para vocês como funciona o legislativo”, disse Brochi. “É muito importante vocês participarem desse processo e acompanhar o que cada vereador apresenta”, comentou Leco. “Espero que vocês levem essas experiências positivas do Poder Legislativo e que futuramente vocês se tornem vereadores e vereadoras representando a gente no futuro”, falou Martins.
A etapa da sessão simulada contou ainda com uma visita guiada em que os alunos aprenderam sobre a história de Americana e da Câmara e conheceram as dependências do legislativo. Os vereadores mirins também receberam certificados de participação.
As seguintes proposituras foram debatidas e aprovadas pelos vereadores mirins:
—Projeto de lei de autoria das vereadoras Maria Souza e Larissa de Souza que autoriza a contratação de funcionários para a UPA do Zanaga.
- Projeto de lei de autoria das vereadoras Rafaela dos Santos, Esthefany dos Santos e Beatriz do Norte que cria a brinquedoteca no abrigo para mulheres.
- Projeto de lei de autoria dos vereadores Adrian de Oliveira e Murilo de Lima que dispõe sobre reforma da Praça Parque do Futebol, popularmente conhecido como “campinho”.
- Requerimento dos vereadores Leonardo Ribeiro e Victória Florentino que pede melhorias da Infraestrutura Urbana e Segurança da Rua Joaquim Duarte e Rua Segundo Boer.
- Indicação do vereador Matheus Teixeira que pede a dedetização dos carrapatos-estrelas na região da Praia Azul.