O vereador Pastor Miguel Pires (Republicanos) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal pedindo informações e providências da prefeitura sobre a políticas públicas voltadas à doença de Alzheimer no município.
No documento, o parlamentar lembra que a doença degenerativa acomete principalmente pessoas acima de 60 anos, atingindo funções cerebrais como a memória, linguagem, cálculo e comportamento. Tais funções são comprometidas de forma progressiva, levando o paciente a uma dependência na execução de suas atividades diárias.
“Estou protocolando esse requerimento visando amparar a população de Americana acometida com a doença de Alzheimer, além de prestar apoio e disseminar informações principalmente aos familiares e para os que contribuem com os cuidados”, explica Miguel.
No requerimento, o autor pergunta se nos hospitais municipais e unidades de saúde existem atendimentos diferenciados e urgentes para idosos com Alzheimer; se há planos para a criação de cursos ministrados por profissionais de saúde voltados para famílias e cuidadores de idosos; como a cidade está promovendo a conscientização; e como é fornecido o transporte gratuito para os pacientes.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário na sessão ordinária de terça-feira, dia 17, e, se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação