O vereador Marcos Caetano (PL) participou na quinta-feira (26) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo do lançamento da Frente Parlamentar para discussão e aprimoramento da legislação e políticas públicas da malha ferroviária do estado de São Paulo.
A frente parlamentar é liderada pelo deputado estadual Dirceu Dalben (Cidadania) e irá atuar em temas relacionados ao Trem Intercidades, como viadutos, passagem em nível e linhas, com o objetivo de promover discussões das condições existentes nos trajetos e identificação de problemas de cada uma das cidades onde a ferrovia está implantada.
“O trem trará desenvolvimento econômico e social entre estados e municípios, especialmente para os locais onde se concentrarão as estações, que é o caso da cidade de Americana. Na ocasião cobrei a empresa RUMO sobre uma contrapartida, um acordo que foi feito desde 2013 sobre a ampliação de linhas férreas e a construção de viaduto que fica na região do Mercado Municipal, ao lado do Viaduto Amadeu Elias”, disse Caetano.
Segundo Dalben, diante do lançamento do edital para o Trem Intercidades (TIC) todas os temas envolvendo a malha viária poderão ser objetos de discussão, como questões contratuais, estruturais, de pessoal, procedimentos licitatórios e outros que garantam o melhor aproveitamento de todo o sistema.
“Já é uma realidade: os documentos já foram assinados, a autorização foi dada e está lançada a licitação para que uma empresa ou consórcio de empresa que vença possa começar a fazer as adaptações na malha ferroviária para implantar o trem intercidades. A abertura do envelope é em fevereiro de 2024 e, a partir dessa data, temos um prazo até 2029 e outro até 2031 para implantar os dois modelos de trens”, concluiu o deputado.
* Com informações e foto da assessoria do parlamentar