Os vereadores Silvio Dourado (PL) e Thiago Martins (PV) participaram nesta segunda-feira (30) da abertura da 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD), realizada na Faculdade de Americana (FAM). Participaram do evento o prefeito de Americana, Chico Sardelli, a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Juliani Hellen Munhoz Fernandes, e a presidente do CMPDP (Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência), Mary Golçalves.
Na ocasião, foram discutidos os eixos temáticos estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurado à participação das pessoas com deficiência; garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas; financiamento das políticas públicas; direito e acessibilidade, e desafios para comunicação universal.
Silvio Dourado destacou que Americana precisa avançar na organização para melhoria da qualidade de vida da população com deficiência. “Importante evento para nosso município, tendo em vista a sensibilidade do poder público na pauta de inclusão. Sou um dos autores da lei municipal da utilização do símbolo universal de acessibilidade da Organização das Nações Unidas, juntamente com o símbolo internacional de acesso em todos os locais que possibilitem acesso, circulação e utilização por pessoas com deficiência, e em todos os serviços que forem postos à sua disposição ou que possibilitem seu uso, incluindo a sinalização de trânsito que identifica vagas de estacionamento regulamentado. Seguiremos atuando”, disse o parlamentar.
O vereador Thiago Martins mencionou leis de sua autoria voltadas a esse público. "Iniciativa importante para debater políticas públicas que venham ao encontro às necessidades da pessoa com deficiência em nossa cidade, garantindo mais inclusão e qualidade de vida. Enquanto vereador, fico feliz em ser o autor de leis que têm o objetivo de contribuir neste sentido, como é o caso da obrigatoriedade de carrinhos adaptados em supermercados, uso do cordão de girassol para identificação e atendimento prioritário às pessoas com deficiência oculta e vagas exclusivas para autistas em comércios de grande circulação”, comentou.
* Com informações e foto das assessorias dos parlamentares.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação