A Câmara Municipal de Americana apoia por mais um ano o “Novembro Azul”, campanha nacional de conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. O movimento, que tem a adesão de diversos setores da sociedade civil, promove durante todo o mês de novembro ações que visam chamar a atenção para a realidade do câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce.
Para lembrar a data, o Legislativo instalou faixas azuis nos pilares da entrada principal do prédio e na Mesa Diretora do Plenário, além de distribuir laços azuis e folhetos informativos para os funcionários, reforçando a importância da prevenção. A tribuna livre será utilizada durante a sessão ordinária desta terça-feira (7) pelo jornalista Carlos Zaramelo Junior e pelo urologista Dr. Fábio Vecina para falar sobre a campanha e a 12ª edição do Novembro Azul O Jogo/Colorado.
O câncer de próstata é a segunda maior causa de morte por câncer do mundo. Segundo o Ministério da Saúde, são estimados anualmente no Brasil 71 mil novos casos e 15 mil mortes causadas pelo tumor.
A idade é o principal fator de risco para o câncer de próstata, sendo mais incidente em homens a partir dos 60 anos, pessoas com histórico familiar de câncer de próstata antes dos 60 anos e obesidade para tipos histológicos avançados. A doença tem 90% de chances de cura se for detectada precocemente, o que reforça a importância de consultas médicas e exames frequentes.
A campanha Novembro Azul surgiu na Austrália em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro. No Brasil, o movimento foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida em 2011.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação