Professora Juliana pede realização de audiência pública sobre enfrentamento ao racismo na rede municipal de Americana


Visualize fotos

 

A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana pedindo a realização de uma audiência pública para discutir o enfrentamento ao racismo e a outras formas de discriminação étnico-raciais e de intolerância religiosa na rede pública municipal de Americana.

 

No requerimento, a parlamentar explica que a sociedade civil desenvolve importante papel na luta contra o racismo e que compreender os mecanismos de resistência da população negra ao longo da história exige também estudar a formação de outras formas de organizações coletivas negras, onde a educação tem importante papel para a ampliação de igualdade de tratamento e oportunidades.

 

“A audiência tem como objetivo falar de como o combate ao racismo deve se realizar a partir de uma política intersetorial, com diversas secretarias envolvidas, trabalhando para que a população negra seja atendida integralmente e nas suas especificidades, para que haja um trabalho de formação que capacite a rede para identificar práticas racistas, tanto para evitá-las quanto para denunciá-las. Queremos trazer um diagnóstico sobre quais são as iniciativas existem aqui na cidade voltadas ao enfrentamento da desigualdade racial e do racismo”, aponta Juliana.

 

No documento, a autora solicita que sejam oficiados convites de participação aos representantes da secretaria de Educação, secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, secretaria da Saúde, Guarda Municipal de Americana, Conselho Municipal da Igualdade Racial (COMPIR), União de Negras e Negros pela Igualdade (UNEGRO), Ordem Advogados do Brasil, Ministério Público, instituições de Ensino Superior, e da Diretoria Regional de Ensino de Americana.

 

O requerimento foi aprovado pelos vereadores na sessão ordinária de terça-feira (24). A audiência pública será realizada no Plenário da Câmara no dia 4 de dezembro, a partir das 19h, com participação aberta ao público.

 




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação