Silvio Dourado acompanha apresentação do relatório do programa Saúde na Escola


Visualize fotos

 

O vereador Silvio Dourado participou na segunda-feira (27) da apresentação de relatórios sobre o programa Saúde na Escola, desenvolvido por alunos do curso de Nutrição da Faculdade de Americana (FAM) em seis escolas infantis da rede municipal de ensino, através do mapeamento do estado nutricional de crianças de 0 a 5 anos.

 

O programa, intermediado pelo parlamentar, foi apresentado em março de 2022 no 3º Fórum Permanente da Saúde. Na ocasião, as professoras da FAM Glenys Mabel Caballero e Joseane Almeida Santos Nobre expuseram informações sobre as ações que já acontecem desde 2010 na cidade de Nova Odessa, fomentando a saúde e educação nutricional dirigida a alunos e pais.

 

Segundo a coordenadora do curso de Nutrição da FAM, Glenys Mabel Caballero, o Saúde na Escola completou um ano e meio de execução em Americana. Nesse período, foi possível promover o amadurecimento de ideias e identificar a necessidade da integração das secretarias municipais de Educação e de Saúde e da expansão para além da educação infantil. “É um trabalho integrado entre escola, família e poder público, além de ser importante criar um cronograma de atividades dentro do município”, disse.

 

Dentro do projeto, os alunos mapearam o estado nutricional das crianças, realizaram atividades de educação nutricional, fizeram hortas, trabalharam com informações para os funcionários, crianças e pais/responsáveis, oficinas de culinária, aplicaram testes de aceitabilidade dos alimentos e propuseram melhorias.

 

“Queremos, junto ao curso da FAM que tem essa experiência, tornar Americana uma referência de Saúde na Escola e, consequentemente melhorar a qualidade da alimentação também nas casas. Para isso, precisamos expandir o número de escolas atendidas”, comentou Dourado.

 

Ainda segundo Glenys, a instituição de ensino consegue atender todas as escolas do município de forma gratuita através de estágios e atividades com os alunos. “Além disso o município irá poupar parte do seu orçamento das secretarias de Educação e de Saúde tendo um estagiário qualificado para fazer essa atividade de promoção de saúde dentro das escolas”, enfatizou.

 

Também foram aplicados questionários, que levantaram dados sobre as principais alimentações que fazem e mapearam o consumo nas casas dos alunos de frutas e verduras, alimentos açucarados, embutidos e ultraprocessados. Outro fator foi saber se essas crianças realizam suas alimentações em frente a telas (televisão, celular e tablet).

 

* Com informações e foto da assessoria do vereador




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação