A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações sobre o Serviço de Atendimento Especializado em IST/HIV/AIDS do município.
No requerimento, a parlamentar cita as diretrizes e recomendações contidas no manual de controle das doenças sexualmente transmissíveis elaborado pelo Programa Nacional de DST e Aids da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde.
“Os vereadores são agentes políticos, investidos do mandato legislativo, e compete aos mesmos fiscalizar e controlar os atos do Poder Executivo”, ressalta Juliana.
A vereadora pergunta se o centro de testagem e aconselhamento sobre HIV Aids e doenças sexualmente transmissíveis tem utilizado a van itinerante para realização de testes; quantas pessoas foram testadas e receberam diagnostico em 2021 até 2023 através do Programa “Fique Sabendo”; quantas pacientes iniciaram o tratamento e qual o número de usuários que abandonaram o seguimento no tratamento.