O vereador Vagner Malheiros (PSDB) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações da prefeitura sobre a criação de um centro de referência para atendimentos especializados em Transtorno do Espectro Autista (TEA), síndrome de Down e congêneres no município de Americana.
No documento o parlamentar destaca que a criação de um centro é uma medida essencial para garantir a oferta de serviços e suporte adequados, promovendo a qualidade de vida e o bem-estar dos indivíduos afetados, bem como de suas famílias. “Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down são condições que demandam uma abordagem multidisciplinar e especializada para proporcionar o desenvolvimento pleno e a inclusão social das pessoas afetadas”, aponta Malheiros.
O autor pontua sobre a inclusão social e educacional, atendimentos multidisciplinares e a importância do desenvolvimento dos indivíduos com TEA para uma plena participação na sociedade. No documento, pergunta sobre a possiblidade de um plano/projeto inteligente e proativo para se implantar um Centro de Referência para atendimento/acolhimento especializado de pessoas TEA e Síndrome de Down por parte da administração pública e se há algum estudo ou mapeamento informando quantas pessoas em Americana foram diagnosticadas.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária da próxima terça-feira (6). Se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.