A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações ao Poder Executivo sobre a Ouvidoria Geral do município.
No documento, a parlamentar explica que o órgão é um canal de comunicação entre o cidadão e a prefeitura, cuja missão é compartilhar informações da gestão do Poder Executivo, colaborando para a transparência das ações e para a formação de uma cultura de respeito aos direitos humanos, que promova a cidadania e a democracia;
“O ouvidor tem a função de receber, examinar e acompanhar o encaminhamento das solicitações, sugestões, reclamações, elogios e denúncias dos cidadãos. Por isso, é fundamental fiscalizarmos as ações da prefeitura”, aponta Juliana.
A autora pergunta a qual secretaria a Ouvidoria está vinculada; quantas manifestações o órgão atendeu desde janeiro de 2022 até janeiro 2024; qual a taxa de respostas atendidas dentro do prazo; quantas permanecem sem uma resposta satisfatória; se há atendimento presencial; e como está sendo feito o atendimento da Ouvidoria do Hospital Municipal, em especial para aquelas pessoas que têm certa dificuldade em acessar as plataformas digitais.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores durante sessão ordinária de terça-feira (27) e, se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação