Câmara entrega título de cidadão emérito a Carlos Zaramelo Júnior em sessão solene na segunda (4)


Visualize fotos

 

A Câmara Municipal de Americana realiza na segunda-feira (4) sessão solene para a entrega de título de cidadão emérito ao senhor Carlos Zaramelo Júnior, por relevantes serviços prestados ao município. A solenidade é aberta ao público e acontece no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo, a partir das 19h30. A TV Câmara transmite ao vivo no canal 8 da Claro (RPTV), pelo site oficial e redes sociais (Facebook e Youtube).

 

A homenagem foi motivada por projeto de decreto legislativo de autoria do presidente da Câmara, vereador Thiago Brochi. Os títulos de cidadão emérito são entregues a pessoas nascidas em Americana e que tenham desenvolvido atividades de cunho social, científico, artístico, cultural, político, esportivo ou filantrópico no município.

 

Biografia

 

Carlos Zaramelo Júnior

 

Nascido em 10 de novembro de 1964, na maternidade do Hospital São Francisco, filho de Carlos e Maria Isabel. Casado com Mônica Rosa Binotto e pai de Renan. Morou por 18 anos no bairro Conserva e estudou na Escola Estadual Dr. João de Castro Gonçalves.

 

Seu primeiro emprego foi no Cartório de Registro Civil e Anexos. Trabalhava como auxiliar na expedição de certidões. Desde criança era apaixonado pelos esportes. Jogava futebol no campo da Bombinha, na Rua Anhanguera, e no Victório Scuro. Organizava campeonatos de futebol de mesa e tênis de mesa com a participação dos amigos da Conserva e não perdia um jogo dos extintos Vasco da Gama, AEC e Rio Branco.

 

Leitor assíduo do jornal A Gazeta Esportiva, sempre gostou de escrever sobre futebol. Ouvia jogos no rádio e depois escrevia seus comentários numa máquina de escrever. Ainda adolescente, aventurou-se a escrever uma coluna comentando sobre fatos esportivos e enviou para o extinto Folha de Americana. A coluna foi publicada e Zaramelo passou a escrever semanalmente para o jornal.

 

Recebeu convite para trabalhar como repórter de esportes do jornal Diário de Americana e um ano depois começou a trabalhar na FM Notícia como repórter de campo. Em 1988, foi contratado para ser repórter esportivo do O Liberal. Lá permaneceu durante quase duas décadas, atuando a maior parte do período como editor de Esportes.

 

Foi também um dos diretores das equipes esportivas das rádios Azul Celeste e Clube. Em 1993, iniciou em sociedade o projeto do semanário Jornal de Esportes.

Em 2003, decidiu seguir carreira solo e lançou o jornal O JOGO. Foi assessor de imprensa durante muitos anos do basquete feminino da Unimed e correspondente da Rádio Globo de São Paulo para informações sobre o Rio Branco.

 

Em setembro de 2010, Zaramelo recebeu diagnóstico de câncer de próstata. Fez a cirurgia em janeiro de 2011 e desde então, em parceria com o médico e amigo Rogério Panhoca, organiza a campanha Novembro Azul O Jogo/Colorado, voltada à conscientização sobre a doença. A campanha também arrecada toneladas de sabão em pó, na troca por camisetas oficiais, para instituições de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d´Oeste.

 

Torcedor do Palmeiras por influência da tia Célia Morelli, é administrador e o maior corneteiro de um grupo de whatsapp de palmeirenses. O grupo, frequentemente, realiza ações sociais que beneficiam entidades e famílias carentes.

 

 




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação