As instituições de ensino interessadas em participar do prêmio de cidadania “Trote Solidário”, que será concedido anualmente pela Câmara Municipal de Americana a partir de 2010, poderão se inscrever no período de 15 de fevereiro a 1º de março. As inscrições devem ser feitas junto à Unidade de Cerimonial e Eventos da Câmara, através do preenchimento de ficha própria.
O prêmio será concedido pelo Legislativo americanense aos cursos de nível superior, médio e técnico e aos centros acadêmicos das faculdades, universidades e escolas de Ensino Médio e Técnico de Americana que se destacarem na organização ide recepções aos “calouros”, estimulando o exercício da cidadania, a preservação ambiental e a participação comunitária.
Instituído pelo Decreto Legislativo nº 432, de 02 de abril de 2009, o prêmio é de iniciativa do primeiro secretário da Mesa Diretora, vereador Capitão Crivelari (PP). “Por diversas vezes, ações de violência e humilhação fazem parte do chamado trote aos calouros, imposto por veteranos que disfarçam a prática, insistindo em chamá-la de interação ou brincadeira. A recepção em uma universidade deve ser um momento de alegria para o estudante que inicia uma nova fase em sua vida”, afirmou o parlamentar na justificativa do projeto.
Para concorrer ao prêmio, as instituições de ensino deverão realizar programações culturais, esportivas e de lazer, incentivar ações de recuperação de espaços públicos, oferecer apoio a atividades desenvolvidas por organizações não governamentais ou entidades assistenciais, promover campanhas de doação de alimentos, brinquedos ou roupas, participar de ações comunitárias da área de saúde, como doação de sangue, e organizar seminários ou palestras que estimulem a participação social e política dos estudantes. Não serão aceitas atividades que, direta ou indiretamente, incitem ou acobertem a prática de atos de violência ou de humilhação.
“Com a criação desse Prêmio de Cidadania, pretendemos reconhecer aqueles que realmente visam à integração de calouros, veteranos, professores e funcionários das faculdades e universidades de Americana com a comunidade do município”, conclui Crivelari.
As atividades elaboradas deverão ser documentadas e entregues à Unidade de Cerimonial e eventos da Câmara até o dia 18 de março. Uma comissão especial, formada por representantes das secretarias municipais de Educação e Promoção Social e da Comissão Especial de Honrarias da Câmara Municipal, irá julgar os trabalhos e definir o vencedor, que será homenageado em sessão solene no dia 26 de março, no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”.
Serviço
Mais informações com a Unidade de Cerimonial e Eventos da Câmara Municipal de Americana – (19) 3472-9748 (Maricy).
Assessoria de Comunicação