Oswaldo propõe passe livre em Americana em dia de eleições


Visualize fotos

O vereador Oswaldo Nogueira (DEM) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um projeto de lei em que propõe a instituição do passe livre no sistema de transporte coletivo urbano do município em dias de eleições municipais, estaduais e federais.

Segundo Oswaldo, um grande número de pessoas utiliza os ônibus para se deslocar até às seções eleitorais. “Todos nós somos sabedores de como é importante um sistema eficiente de transporte coletivo para a nossa população, seja no dia-a-dia, no trabalho cotidiano, ou em datas especiais em que o cidadão necessita se deslocar de sua residência até um determinado local, como é o caso das eleições, em que ele se desloca para exercer seu direito de voto”, afirmou na justificativa do projeto.
De acordo com o parlamentar, o objetivo é facilitar o deslocamento dos cidadãos, já que o voto é obrigatório por lei e muitos não possuem condições de arcar com até mais de duas passagens de ônibus para se deslocarem até às seções. “Com isso, estaremos proporcionando aos eleitores maior facilidade para se dirigirem às seções eleitorais, o que consequentemente aumentaria consideravelmente o comparecimento e participação do povo nesse importante processo democrático, diminuindo o alto índice de abstenção”, complementa.
Na proposta, Oswaldo estabelece o passe livre durante as 24 horas dos dias em que houver eleições ou plebiscitos previstos por lei. O projeto será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimentos para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante sessão ordinária.
Assessoria de Comunicação