A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana em que pede informações sobre a criação de um programa permanente de controle populacional de cães e gatos no município.
No documento, a parlamentar afirma que há contínuo, crescente e descontrolado aumento no abandono de animais, que passam a ocupar vias públicas, praças e parques, geralmente em situação de risco, privados de alimentação, abrigo e cuidados médicos veterinários. Gerando uma série de transtornos, agravamento de fatores de risco e comprometendo tanto o seu bem estar, como também a saúde da população por meio da transmissão de zoonoses.
“É importante e urgente a coleta de dados para mapeamento do número de cães e gatos domiciliados, mesmo que por amostragem, para que com essa estimativa haja um embasamento para criação de indicadores que possam ajudar na construção de políticas públicas”, aponta Juliana.
A autora pergunta quais ações a prefeitura tem buscado para realizar o mapeamento do número de cães e gatos domiciliados na cidade; qual foi o número de animais que receberam microchipagem de identificação no período de 2021 a 2023; se a prefeitura tem firmado convênio com empresas que atuam no segmento do método CED (capturaesterilização-devolução) como estratégia de controle do nascimento de animais; e se há interesse em instituir um Comitê Intersetorial de Bem-estar Animal e Saúde Pública.
O requerimento foi discutido e votado pelos vereadores em Plenário durante a sessão ordinária e será encaminhado à prefeitura para resposta.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação