A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana pedindo informações da prefeitura sobre as ações e medidas de proteção às pessoas em situação de rua no município.
No documento, a parlamentar aponta que a estratégia Consultório na Rua foi instituída em 2011, pela Política Nacional de Atenção Básica, formada por equipes multiprofissionais que desenvolvem ações integrais de saúde frente às necessidades dessa população, de maneira a realizar suas atividades de forma itinerante, visando ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde.
“É uma ação que oferece atenção integral à saúde para esse grupo populacional, que se encontra em condições de vulnerabilidade e com os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados”, explica Juliana.
A autora pergunta onde tem sido feito o atendimento da demanda espontânea e com que frequência estão sendo realizadas as ações de busca ativa do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS); com que periodicidade são feitos os treinamentos das equipes para que elas atuem de forma mais efetiva na abordagem e atendimento; e qual a previsão para implantação e início das atividades da estratégia Consultório na Rua.
O requerimento foi discutido e votado pelos vereadores em Plenário durante a sessão ordinária de terça-feira e encaminhado à prefeitura para resposta.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação