O vereador Dr. Daniel (Progressistas) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana pedindo informações ao Poder Executivo sobre atendimentos e procedimentos de ortopedia na rede municipal de saúde.
No documento, o parlamentar relata que foi procurado por pacientes que demonstraram preocupação com a falta de atendimento em questões que envolvam tratamento ou procedimentos ortopédicos e a ausência de profissional especializado em lesões e traumas em pés e tornozelos. Segundo eles, os usuários são encaminhados à fila de espera por vagas pelo Siresp (Sistema Informatizado de Regulação do Estado de São Paulo), sem que haja retorno com informações.
“É necessário que a rede local de saúde, que sempre foi uma referência no atendimento ortopédico, tome medidas para atender as necessidades dos cidadãos, não apenas encaminhando-os para lista de espera sobre a qual não conseguem acesso ou informações mínimas ante a situação que se encontram”, explica Dr. Daniel.
O autor pergunta sobre o número de pacientes que buscaram tratamentos ortopédicos nos últimos doze meses; o número de vagas mensais disponibilizadas pelo Siresp; quantos médicos especialidades em ortopedia a rede pública possui; e se a prefeitura recebe verbas do governo federal ou estadual para esse tipo de encaminhamento.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário durante a sessão ordinária de terça-feira (30) e, se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação