Os vereadores Leco Soares (Podemos) e Lucas Leoncine (PSD) reuniram-se na segunda-feira (29) com a gerente assistencial do Hospital Municipal de Americana, Camila Fernandes, para conhecer o projeto “Cordão de Girassol”.
De acordo com os parlamentares, o projeto reconhece o cordão como instrumento que auxilia na identificação de pessoas com deficiências ocultas e o fornece aos usuários de forma gratuita. Entre as doenças ocultas estão: autismo, TDAH, síndrome de Tourette, doença de Crohn, demência, deficiência auditiva ou visual e síndrome do pânico, entre outros.
Leco Soares apontou os desafios para garantia dos direitos das pessoas com deficiência. "A distribuição e o uso do cordão de girassol são extremamente úteis, pois evita que as pessoas com deficiências ocultas enfrentem constrangimentos ao usufruir de direitos, como o atendimento preferencial, proporcionando maior compreensão e respeito", disse o vereador.
"Tenho aprendido muito sobre o Transtorno do Espectro Autista nos últimos meses, e vejo a importância e a diferença que faz um atendimento personalizado e humanizado dentro de uma unidade de saúde, seja hospital, UPA, UBS. A disponibilização desse acessório irá garantir direitos para aqueles que necessitam. Mais um passo importante que estamos tendo o privilégio de acompanhar" destacou o vereador Lucas Leoncine
* Com informações e foto das assessorias do vereador
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação