O vereador Pastor Miguel Pires (PRD) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações e providências, do Poder Executivo, sobre medidas e campanhas para amparar moradores de rua em épocas de frio no município.
No documento, o parlamentar aponta que é crucial reconhecer que as condições climáticas adversas representam um grave risco à saúde e à vida daqueles que não possuem um lar, podendo ocasionar desde doenças respiratórias até hipotermia.
“É nosso dever garantir que medidas eficazes sejam implementadas para oferecer acolhimento e amparo a esses indivíduos. No passado, foram realizadas ações e criados abrigos emergenciais. É necessário avaliar a eficácia dessas ações anteriores e tomar medidas adicionais, se necessário”, diz Miguel.
O autor pergunta qual é o atual estado dos serviços de abrigo e proteção para pessoas em situação de rua; se existirá intensificação dos serviços nos períodos de frio e abertura de novos abrigos emergenciais; se há algum programa de sensibilização e mobilização comunitária para incentivar a colaboração e solidariedade; quais são os recursos disponíveis para garantir que os abrigos ofereçam assistência médica e social; e quantas pessoas em situação de rua há em Americana atualmente.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de terça-feira (7). Se aprovado, será encaminhado à Prefeitura para resposta.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação