A Câmara Municipal de Americana realizou nesta terça-feira (26) uma reunião com instituições de ensino do município para tratar da organização do Prêmio de Cidadania “Trote Solidário”, que será concedido anualmente pela Casa. Participaram da reunião o vereador Capitão Crivelari (PP), representantes da Faculdade IESA, Unisal - Americana, Uniderp Faculdade, Faculdade de Americana (FAM), Faculdade de Tecnologia de Americana (Fatec), Escola Técnica Estadual Polivalente de Americana (ETEC) e da Unidade de Cerimonial e Eventos do Legislativo.
As instituições de ensino representadas na reunião receberam cópia do decreto legislativo que instituiu o prêmio e do regulamento para participação, além de uma ficha de inscrição. Durante o encontro, foi feita uma apresentação sobre os procedimentos que deverão ser feitos por cada um dos participantes, até o dia 26 de março, quando será realizada a solenidade para entrega das premiações. Além das atividades já previstas no regulamento, as instituições decidiram realizar em conjunto as arrecadações de alimentos, roupas e móveis.
“A participação efetiva das instituições neste encontro demonstra que existe um interesse conjunto importantíssimo para que os estudantes realizem atividades solidárias e digam sempre não ao trote violento”, afirmou Crivelari, autor da proposta que deu origem ao prêmio.
O vereador ressaltou que várias instituições de ensino já realizam ações voltadas à uma recepção saudável aos calouros e que o prêmio instituído pelo Legislativo deverá fomentar ainda mais a realização destas atividades. “O objetivo é reduzir cada vez mais a violência aos alunos ingressantes e estimular a cidadania. Todos serão vencedores porque a sociedade passará a conhecer os belos trabalhos que os estudantes desenvolverão ao participarem desta premiação”, frisou Crivelari.
As sugestões apresentadas durante a reunião serão avaliadas pela comissão organizadora, que será formada por dois membros da Comissão Especial de Honrarias da Casa e representantes das secretarias de Educação e Promoção Social de Americana.
Prêmio
O prêmio será concedido pelo Legislativo americanense aos cursos de nível superior, médio e técnico e aos centros acadêmicos das faculdades, universidades e escolas de Ensino Médio e Técnico de Americana que se destacarem na organização ide recepções aos “calouros”, estimulando o exercício da cidadania, a preservação ambiental e a participação comunitária. As inscrições acontecem de 15 de fevereiro a 1º de março e devem ser feitas junto à Unidade de Cerimonial e Eventos da Câmara, através do preenchimento de ficha própria.
Para concorrer ao prêmio, as instituições de ensino deverão realizar programações culturais, esportivas e de lazer, incentivar ações de recuperação de espaços públicos, oferecer apoio a atividades desenvolvidas por organizações não governamentais ou entidades assistenciais, promover campanhas de doação de alimentos, brinquedos ou roupas, participar de ações comunitárias da área de saúde, como doação de sangue, e organizar seminários ou palestras que estimulem a participação social e política dos estudantes. Não serão aceitas atividades que, direta ou indiretamente, incitem ou acobertem a prática de atos de violência ou de humilhação.
Assessoria de Comunicação