A Câmara Municipal de Americana realiza nesta quinta-feira (23) sessão solene para a entrega de medalhas de mérito Empresa Cidadã à Faculdade de Americana, à Sanfarma e à Sicredi pelas ações realizadas na área social do município. As homenagens foram motivadas por decretos legislativos de autoria dos vereadores Juninho Dias (PSD) e Thiago Martins (PL) e do vereador da 15ª, 16ª e 17ª legislaturas Odair Dias.
A medalha é entregue a empresas que tenham se destacado em atividades nas áreas de ação social e educacional junto às comunidades do município. A solenidade acontece no Plenário Dr. Antônio Álvares Lobo, a partir das 19h30, e é aberta ao público. A TV Câmara transmite ao vivo pelo canal 8 da Claro TV (RPTV), pelo site oficial e redes sociais (Facebook e Youtube).
Empresas homenageadas
FAM – Faculdade de Americana (Decreto Legislativo nº 1.007/2023, do vereador Thiago Martins)
A Faculdade de Americana foi inaugurada em 09 de agosto de 1999, contando com os cursos de Administração, Turismo e Pedagogia. Nos anos 2000, iniciou sua expansão até contar atualmente com uma infraestrutura de mais de 100.000 m², disponibilizando mais de 40 cursos, todos reconhecidos e aprovados pelo Ministério da Educação, atendendo mais de cinco mil alunos ativos. Até hoje, a FAM já formou mais de 20 mil pessoas.
A FAM se destaca pelas diversas ações sociais que realiza e beneficiam a comunidade local:
- Trote solidário, coletando produtos de limpeza, higiene pessoal ou alimentos para instituições assistenciais;
- Programa Nutrição nas Escolas: monitoramento do desenvolvimento nutricional de crianças do ensino fundamental em escolas públicas de Americana e Nova Odessa;
- As clínicas escolas oferecem atendimento à comunidade nos serviços de enfermagem,
estética, fisioterapia, núcleo de práticas jurídicas, nutrição, pedagogia, psicologia e farmácia, atingindo cerca de 100 mil atendimentos no ano;
- A faculdade oferece atendimento jurídico gratuito por meio de estagiários da instituição, proporcionando assistência jurídica para pessoas que não têm recursos para contratar um advogado;
- O hospital veterinário, em parceria com a Prefeitura, oferece serviços veterinários de baixo custo para a comunidade;
- Em parceria com a Delegacia de Defesa da Mulher de Americana, a faculdade
proporcionou a criação de uma nova estrutura para atendimento das mulheres vítimas de
violência;
Estes alguns dos exemplos de ações concretas que a instituição realiza na promoção do bem-estar social e no desenvolvimento da cidade.
Sanfarma (Decreto Legislativo nº 1.017/2023, do vereador Juninho Dias)
Com sede em Americana desde 2002, a Sanfarma iniciou suas atividades em 1998, na cidade de Extrema, Minas Gerais, com a fabricação de compressas de gaze para o mercado farmacêutico. Atualmente, possui um catálogo de mais de 80 itens em uma planta de 6.500 m², com 100 funcionários.
Atualmente, é a pioneira e líder de mercado na fabricação e distribuição de compressa não aderente e de linha de testes de gravidez, presente em mais de 85% das farmácias do Brasil, sendo uma das maiores empresas do Canal Farma.
Em 2023, a Sanfarma celebrou 25 anos de existência e nesse período, além do destaque farmacêutico, se destacou por seus trabalhos sociais em Americana. A empresa firma apoio com a APAE Americana, UNIAP, Lar dos Velhinhos São Vicente de Paulo, Benaiah, Hospital Seara, Escola de Goleiros Camisa 1, Instituto Jr. Dias e projeto Pernas que Abençoam, além de apoiar a Sra. Lilica Amâncio com a doação de cadeiras de rodas e produtos.
Como parte dos projetos de apoio e incentivo aos programas do município, a Sanfarma realiza a Caminhada da Saúde, fomentando às práticas esportivas e hábitos saudáveis, com ainda apoios direcionados às modalidades de futebol, basquete e tênis.
Sicredi Americana (Decreto Legislativo nº 950/2020, do vereador da 15ª, 16ª e 17ª legislaturas Odair Dias)
Em 28 de dezembro de 1902 foi constituída a primeira cooperativa de crédito brasileira, na localidade de Linha Imperial, município de Nova Petrópolis - Rio Grande do Sul, atual Sicredi Pioneira. A primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, com modelo de negócio que constrói uma cadeia de valor que beneficia o associado, a cooperativa e a comunidade local.
A Sicredi está há mais de 100 anos crescendo, com mais de 4 milhões de associados em 22 estados brasileiros, em cerca de 2 mil agências. Considerada uma das Melhores Empresas para Se Trabalhar segundo publicações especializadas do Brasil.
Em Americana, a Sicredi tem participado ativamente do desenvolvimento social por meio de parcerias e projetos socioeconômicos, buscando contribuir de forma contundente no desenvolvimento de nossa cidade, destacando-se:
- Patrocínio de reformas da fonte da Praça Comendador Muller e da fonte da Praça Divino Salvador.
- Em parceria com a Prefeitura de Americana e a Secretaria de Meio Ambiente, a Sicredi participa junto ao Sebrae na formação financeira dos horticultores da cidade.
- Projeto na ponta do lápis: Distribuição de mais de 5.000 Gibis nas escolas municipais com noções de educação financeira para crianças e adolescentes.
- Projeto união faz a vida: Formação de Professores do ensino fundamental no acompanhamento e assessoria dos projetos educacionais das escolas municipais.
- Árvore Solidária: Arrecadação de doações de associados e funcionários, com destinação de mais de 2 toneladas de alimentos a entidades municipais.
- Cuca/Sicredi: Projeto realizado em conjunto com a Prefeitura de Americana e a Secretaria de Planejamento visando a formação e capacitação profissional por meio de cursos de corte, costura e modelagem disponibilizados à população da cidade.
- Auxílio na Pandemia: Em abril de 2020 a Sicredi doou mais de 1 tonelada em cestas básicas e produtos de limpeza para o Fundo Social de Solidariedade, buscando ajudar a aliviar os efeitos negativos causados pela Pandemia do COVID-19.
- Caravana Kids: Apresentações teatrais para mais de 700 crianças da Rede Municipal de Ensino trazendo aos alunos o tema “Educação Financeira”.
Campanha União Solidaria: Com o objetivo de auxiliar as instituições assistenciais, um 1 carro e 3 motos 0km foram adquiridos pela Cooperativa, para sorteio através da loteria federal. As instituições vendiam os cupons e se qualificavam para a campanha apresentando um Projeto de melhoria ou investimento com impacto direto para a Comunidade de Americana. O valor arrecadado com a venda dos cupons foi totalmente revertido para os Projetos das entidades qualificadas.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação