O vereador de Americana, Diego De Nadai (PV), visitou recentemente as obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Anhumas, em Campinas, que será finalizada nos próximos meses e deverá ser responsável pelo tratamento de mais de 25% de todo o esgoto do município. O parlamentar, que preside a Comissão Especial de Estudos (CEE), criada na Câmara Municipal, para recuperação da Represa do Salto Grande e Ribeirão Quilombo, esteve acompanhado do vereador Jonas Santa Rosa (PT), do técnico e engenheiro, Vitor Coelho, do gerente de operações de esgoto da Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento), Renato Rosseto e das advogadas Claudete de Moraes Salles e Alvina Almeida.
De acordo com o parlamentar, a estação, que deve ser inaugurada ainda este ano, terá capacidade para tratar 1,2 metros cúbicos por segundo e será responsável pelo tratamento de mais 25% do esgoto da cidade de Campinas, que atualmente trata menos de 37% dos seus resíduos. “É importante salientar que o município trata muito pouco do seu esgoto, sendo o restante despejado no Rio Atibaia, um dos afluentes do Rio Piracicaba, de onde é captada a água que abastece a cidade de Americana”, argumenta De Nadai
O parlamentar afirma que Campinas é a principal poluidora da bacia do Atibaia e a operação da Estação Anhumas será um ganho a qualidade da água no município de Americana. “Esta obra trará benefícios direto à nossa cidade e, principalmente, para a Represa do Salto Grande. Com o fim do despejo do esgoto in natura podemos estudar convênios que possibilitem a limpeza das margens da represa e a recuperação da mata ciliar”, afirmou, destacando que a obra da ETE é a concretização do trabalho iniciado pela omissão da legislatura passada.
“O importante é dar seguimento ao trabalho que iniciamos no passado, elaborando leis mais rígidas e buscando recursos que possibilitem a construção de novas estações de tratamento e a despoluição por completo de nossos rios”, finalizou De Nadai.
Publicado por: Assessoria de Comunicação