Feira Estudantil Regional de Americana é aberta em sessão solene na Câmara


Visualize fotos

 

A Câmara Municipal de Americana realizou nesta segunda-feira (3) a sessão solene de abertura da FERAM – Feira Estudantil Regional de Americana, que acontece em escolas do município de 03 a 06 de junho com o objetivo de integrar o público estudantil com as indústrias da região.

 

Participaram da solenidade o vereador Silvio Dourado (PL); o vice-prefeito de Americana, Odir Demarchi; o dirigente regional de ensino, Haroldo Ramos Teixeira; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros; o presidente da FIDAM, Leandro Zanini; o consultor de atendimento do CIEE, Luiz Gustavo Migotti; a representante do Inova CPS, Silmara Azevedo; e representantes de instituições participantes e organizadoras do evento, como Fatec, Sinditec, Faculdade de Americana, Senai, Centro Unisal, Senac, Colégio Politec, DPONet, Sebrae, Head Leavening e ETEC Polivalente.

 

O olhar para os jovens nas discussões políticas foi apontado por Silvio Dourado em seu discurso de abertura. “É com muita alegria que queremos acolher cada um de vocês neste dia importante, mais um marco para a cidade de Americana. O jovem não é apenas o futuro do município, as decisões que ele pode tomar no presente é que implicam no processo de ascensão da sociedade. Temos não apenas que inovar, mas pensar que a política também é importante na vida dos jovens, então temos que ouvi-los. E a Feira será uma grande oportunidade para isto”, disse o vereador.

 

O vice-prefeito Odir Demarchi falou sobre a parceria entre as redes municipal e estadual de educação. “São grandes forças que se uniram em prol dos jovens. Quando a gente trabalha em política nós vemos resistências e essa feira é resultado desse trabalho que superou os obstáculos que se impõem. Nós queremos ser facilitadores das empresas e nós temos esse foco na valorização dos que já atuam localmente, então esse projeto da feira estudantil vai nesse sentido”, comentou.

 

Haroldo Teixeira agradeceu a presença de alunos, professores, coordenadores e diretores de escolas da região. “Os alunos do Ensino Médio, das escolas estaduais, particulares e dos colégios técnicos são nosso público-alvo. Muitos alunos que estão no Ensino Médio se perguntam sobre o que fazer diante de tantas expectativas e opções, então a feira vem mostrar o que tem na cidade de Americana, que tem tanto a oferecer. Há 400 vagas disponíveis sem que tenhamos pessoas qualificadas para preencher essas funções. Teremos universidades e empresas juntas para levar essas oportunidades aos nossos alunos”, falou o dirigente regional de ensino.

 

A representante do Inova CPS comentou sobre o processo de construção da feira estudantil ao longo dos últimos meses. “Nas diversas reuniões que tivemos e nos levantamentos de soluções e problemas, definimos o direcionamento para o setor têxtil, que é a vocação da nossa cidade. Criar estratégias para que empresas possam reter talentos, soluções criativas para superar escassez de mão de obra e o estabelecimento de uma cadeia sustentável de produção foram temas discutidos. Os estudantes tiveram o privilégio de trabalhar em situações reais e as empresas puderem analisar as ideias; buscamos esse alinhamento entre empresas e estudantes, então a feira é mais uma etapa desse trabalho”, explicou Silmara Azevedo.

 

A FERAM

 

Durante as atividades da FERAM, empresas de diversos setores se conectarão com estudantes do segundo e terceiro anos do Ensino Médio – jovens à beira de importantes decisões de carreira que poderão explorar oportunidades de estágio, emprego e aprofundamento educacional.

 

As atividades têm início na segunda-feira (3), no Colégio Politec, das 19h às 22h40. Na terça (04), a Feram visita a Escola Estadual Ary Menegatto, na região do São Vito, das 08h às 12h. Na quarta (05), é a vez dos alunos da Escola Estadual Constantino Augusto Pinke, no São Luiz, das 8h ao meio dia. Finalmente, na quinta-feira (06), a feira conclui suas atividades na Etec Polivalente, das 8h30 às 17h30.

 

A feira reúne diversas instituições da região, como Faculdade de Americana, Unisal, Sebrae, CIEE, Sinditec, Fidam, Fatec, Senac, Ciesp, Senai, ACIA, IA Médica, Leavening Accelerator e Inova CPS.

 

A Feram também foi incluída no calendário oficial de eventos do município através do projeto de lei nº 20/2024, de autoria do vereador Silvio Dourado, passando a ser realizada anualmente na primeira semana do mês de junho.

 

03/06/2024

 




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação