Professora Juliana pede informações sobre denúncias de assédio moral na Guarda Municipal de Americana


Visualize fotos

 

A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações da prefeitura sobre denúncias de assédio moral na Guarda Municipal de Americana (GAMA).

 

No documento, a parlamentar relata que foi firmado um acordo na 2ª Vara do Trabalho entre o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a GAMA devido a processo na Justiça do Trabalho sobre suposto assédio sexual e moral contra três membros da corporação, denunciados por suspeita de perseguirem, humilharem e realizarem práticas vexatórias contra outros agentes.

 

“Considerando a importância da GAMA em nossa cidade e a relevância da sua atuação na proteção dos bens, serviços e das instalações do município, bem como a atuação na realização de ações preventivas e comunitárias na segurança pública, é necessário compreender sua organização e funcionamento”, diz Juliana.

 

A autora pergunta quantas denúncias de assédio moral e assédio sexual a autarquia recebeu de 2021 a maio de 2024; quais foram os setores e serviços vinculados denunciados; quantas advertências foram aplicadas aos agentes da corporação; e se há algum acompanhamento médico específico, disponibilizado à vítima de assédio moral ou sexual.

 

O requerimento foi aprovado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária, e será encaminhado à prefeitura para resposta.




Publicado por: Coordenadoria de Comunicação