A vereadora Professora Juliana (PT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana solicitando informações da prefeitura sobre o funcionamento do serviço de Cadastro Único no município.
No documento, a parlamentar explica que o cadastro é o principal instrumento do voltado para a identificação e a inclusão de famílias em vulnerabilidade socioeconômica em programas sociais das três esferas de governo, bem como para articulação e a integração de políticas públicas voltadas para essa população, sendo um espaço essencial de interação e diálogo entre o cidadão e a política social.
“É o registro público de famílias em situação de baixa renda, com gestão compartilhada e descentralizada. Por isso, é essencial a vigilância socioassistencial, permitindo a leitura do território e a organização de ações de proteção e defesa de diretos”, afirma Juliana.
A autora pergunta quantas famílias foram cadastradas no CadÚnico em 2024; se a prefeitura realiza busca ativa de beneficiários visando melhorar a cobertura de acompanhamento das famílias junto ao programa; e quais são os canais disponibilizados para que as famílias realizem atualização de informações.
O requerimento foi aprovado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária, e será encaminhado à prefeitura para resposta.
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação