A Câmara Municipal de Americana realizou nesta quarta-feira (19) a 12ª reunião do Fórum Permanente de Inovação, Ciência e Tecnologia, instituído pelo Decreto Legislativo nº 962/2021, de autoria do vereador Silvio Dourado (PL). A reunião teve como tema “Hubs de Inovação, Startups e Liderança” e contou com três palestras sobre o assunto.
Participaram do encontro, o vereador Silvio Dourado, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Americana, Rafael de Barros, o vereador de Paulínia Helder Pereira, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Paulínia, Ricardo di Giácomo, a representante da secretaria municipal de Educação, Alessandra Miranda Pereira e representantes de empresas e instituições integrantes do Fórum, como Etec Polivalente, Faculdade de Americana, CIEE Americana, Sinditec, Senac Americana, CIESP, Centro Paula Souza, Facildade de Americana, UNIP Americana, UNIFATECIE, IA Médica e Happy.
Durante a reunião, o vereador Silvio Dourado apresentou as ações desenvolvidas pelo fórum. “Nós estamos vendo, cada vez mais, as pessoas e as instituições vindo até o fórum, porque nós estamos discutindo assuntos muito importantes para Americana – um verdadeiro case de sucesso. Contribuir com o município é o que dá sentido ao nosso trabalho, podendo compartilhar experiências com outras cidades. Nosso foco é pensar no presente e no futuro, principalmente para garantir um futuro muito mais exitoso aos nossos jovens”, falou.
Na palestra sobre Hubs de Inovação, o professor Pedro Chamochumbi, representante do Instituto PECEJE de Piracicaba, ressaltou a importância do poder público como apoiador da economia de inovações com ações que fomentem estratégias e implantem estruturas em seus territórios de atuação. “Inovação nasce para resolver um problema em escala, que atinge o máximo das pessoas de uma sociedade. Se queremos atrair empresas modernas e sustentáveis, nós temos que fomentar nossa rede de educação, porém, quando vemos a estrutura dos municípios, nós notamos que faltam espaços e ecossistemas de inovação. Essa clareza da existência um sistema de inovações é o que garante que isso seja um pilar para geração de negócios, por isso o poder público precisa identificar o potencial local e criar um ambiente regulatório propício”, disse.
De acordo com Marcelo Martins, da DPONet, dados de 2023 mostram que há 2.500 startups no Brasil e 8% delas estão na fase inicial de concepção, sendo os setores de educação e finanças os que mais despontam. ”Em média, das 427 ideias que surgem na cabeça das pessoas, apenas três colocam em prática – uma startup tem função de transformar ideias em realidade. Nós temos que nos apaixonar pelos problemas, a fim de buscarmos soluções que cooperem para o empreendedorismo. Existem vários modelos de startups que buscam atender demandas existentes na sociedade e a região sudeste é onde está concentrada a sua maioria”, apontou o palestrante.
Na terceira palestra do dia, o advogado e professor Dr. André Franzin falou sobre o papel da liderança para o sucesso das empresas. “As virtudes de qualquer instituição dependem das virtudes dos homens que a acompanham. Sem homens virtuosos não há autoridade, e a virtude fundamental para o crescimento das empresas é a liderança. Essa liderança, capaz de inspirar e que busca o melhor potencial em todos, é o combustível para o sucesso das startups”, concluiu.
O fórum
O Fórum Permanente sobre Inovação, Ciência e Tecnologia da Câmara Municipal de Americana tem como funções apresentar propostas para construção ou melhorias de legislação municipal específica no campo da inovação, ciência e tecnologia; pesquisar e organizar informações, dados, índices e estatísticas existentes sobre atividades que envolvam inovação; e apoiar o desenvolvimento de ecossistemas de inovação no município.
O fórum tem como missões também realizar estudos sobre os diversos serviços prestados pelo poder público e propor melhorias e implementações para sua otimização, utilizando práticas e soluções através da inovação, ciência e tecnologia; e promover reuniões com autoridades, empresas, entidades e sociedade civil sobre o tema.
Participam do fórum vereadores e representantes das secretarias municipais de Governo, Administração, Negócios Jurídicos e Educação; da Unidade de Desenvolvimento Econômico; da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Americana); do SESI (Serviço Social da Indústria); do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial); do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas); do CIESP (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo); da Diretoria Regional de Ensino; do Sinditec (Sindicato das Indústrias de Tecelagem, Fiação, Linhas, Tinturaria, Estamparia e Beneficiamento de Fios e Tecidos de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré); e de universidades e faculdades.
Para mais informações sobre o Fórum, acesse a página especial no site da Câmara: https://www.camara-americana.sp.gov.br/Paginas/ForumInovacao
Publicado por: Coordenadoria de Comunicação